Peixe-gato-negro
PEIXE-GATO-NEGRO Ameiurys melas
zona de origem
Alimentação – Omnívoro.
Família: Ictaluridae.
Espécie exótica.
Distribuição Global: Proveniente das bacias do centro e norte da América do Norte, do Canadá ao México. Amplamente difundido na Europa, foi também introduzido na Rússia e Chile. Na Península Ibérica está distribuído pelas bacias do Nordeste e do Ebro, Tejo, Júcar, Guadiana e Guadalquivir.
Morfologia: Peixe de tamanho médio (inferior a 50 cm), sem escamas ou tão pequenas que só se podem distinguir à lupa. Com quatro pares de barbilhos sendo um dos pares mais comprido que as barbatanas peitorais. Com duas barbatanas dorsais, sendo a segunda barbatana dorsal adiposa. Corpo coberto com muco. Apresenta nas barbatanas peitorais e dorsal raios bem ossificados, formando espinhos.
Nativa: Não.
Migração: Não.
Longevidade: 10 anos.
Comprimento: Até 60 cm.
Época de reprodução: Fim da Primavera ao início do Verão.
Habitat geral: O peixe gato vive nos fundos dos rios e barragens (bentónico). Esta espécie prefere zonas de corrente lenta e fundos arenosos ou vasosos. O peixe-gato é extremamente resistente à poluição, escassez de oxigénio e altas temperaturas (30ºC). Está mais ativo durante a noite.
Alimentação: O Peixe gato tem uma alimentação generalista (i.e. espécie omnívora) ingerindo plantas, invertebrados e peixes.