Peixe gato europeu - Síluro
SÍLURO | Siluro glanis
zona de origem
Alimentação – Carnícoro.
Família: Siluridae.
Espécie exótica.
Distribuição Global: A sua área de distribuição natural está localizada em bacias da Europa Oriental, Ásia Central e Ásia Menor. Amplamente introduzida no resto da Europa como espécie exótica. Também introduzida na China e na África do Norte. Na Península Ibérica foi introduzido em Espanha e está distribuído pelas bacias hidrográficas do Ebro, Tejo, Ter e Llobregat. Em Portugal há registos que indicam que esta espécie se encontra em alguns rios.
Morfologia: Pode atingir grandes dimensões (superiores a100 cm) Peixe com corpo alongado e cabeça grande. A boca possui 6 barbilhos, não apresenta escamas. A barbatana dorsal é muito pequena enquanto a barbatana anal é muito grande.
Nativa: Não
Migração: Não.
Longevidade: 30 anos.
Comprimento: Até 500 cm.
Época de reprodução: mao a julho.
Habitat geral: Esta espécie de peixe-gato vive em águas tranquilas e profundas, frequenta barragens e suporta águas ligeiramente salobras.
Alimentação: Procura alimento durante a noite, alimentando-se de peixes e eventualmente de aves e mamíferos. Os alevins alimentam-se de zooplancton e os juvenis de invertebrados dentónicos.