Lúcioperca
LÚCIOPERCA | Sander lucioperca
zona de origem
Alimentação – Carnívoro, predador.
Família: Percidae.
Espécie exótica.
Distribuição Global: A sua área de distribuição natural abrange as bacias da Eurásia que correm para Norte, Báltico, Negro, Cáspio, Aral, Preto, mares Egeu e do Oceano Ártico. Foi introduzido no resto da Europa e alguns países da Ásia, África e América do Norte para a pesca desportiva. Na Península Ibérica está distribuído pelas bacias hidrográficas dos rios Ebro, Douro, Tejo, Guadiana, Júcar e Segura.
Morfologia: Peixe de tamanho médio (inferior a 50 cm), com corpo alongado com a cabeça grande, boca com dentes proeminentes, fortes e maxilar largo. O lucioperca apresenta duas barbatanas dorsais espinhosas, com escamas pequenas.
Nativa: Não.
Migração: Não.
Longevidade: 6 anos.
Época de reprodução: Primavera. Realiza-se sobre grandes pedras, quando a temperatura atinge os 11ºC e elevadas velocidades de corrente. Após a reprodução regressam a jusante para locais profundos; Os machos vigiam os ovos, algumas fêmeas morrem após a reprodução.
Habitat geral: A lucioperca surge em zonas profundas e tranquilas com fundos rochosos e águas turvas. Ocorre também na coluna de água.
Alimentação: Os adultos alimentam-se exclusivamente de peixes (escalos), enquanto os jovens alimentam-se de crustáceos (dafnias).